Cidadania no ar
Busca:

MESTRES DO RENASCIMENTO

Anônimo: Porta della stanza da letto del Duca che accede alla sala delle udienze, sem data

 Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italianas, em cartaz até 23 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) preparou uma série de intervenções para distrair o público durante a espera na fila. A idéia foi adotada após o sucesso de outras mostras na instituição, como Impressionismo: Paris e a Modernidade, que levou 325 mil visitantes ao CCBB no ano passado.

Segundo a coordenadora de ações educativas do espaço, Luciana Chen, a intenção é que os frequentadores entrem no clima da exibição antes mesmo de verem as obras. “Essas mediações serão inspiradas nos trabalhos dos grandes nomes do Renascimento que vamos apresentar”, diz ela. Em uma das performances, por exemplo, educadores encenam um baile usando roupas do século XVI.

Alguns dos personagens retratados nas obras, como as “musas gregas” e Elisabetta Gonzaga, do pintor Rafael, apareceram em carne e osso em meio à platéia. Personalidades históricas, como o próprio Rafael e o poeta português Luís de Camões, vão desfilar pela área externa do CCBB.

Aos que preferem atividades interativas, haverá oficinas que ensinam a fazer uma câmera escura e leituras de textos de Leonardo Da Vinci. “Um educador irá se vestir de preto e terá um espelho colado ao corpo”, descreve a coordenadora. “Escritas ao contrário, as frases de Da Vinci serão lidas por meio de seu reflexo, como ele fazia.”

Haverá também visitas mediadas por um educador, com agendamento prévio, às segundas, quartas, quintas e sextas, das 9h às 10h. Neste fim de semana, ocorre ainda a Virada Renascentista. No sábado (13), o CCBB funciona durante a madrugada e fecha apenas às 21h de domingo (14). As atividades educativas, no entanto, serão somente das 15h às 17h. Nos demais dias da semana, ao longo da exposição, as intervenções ocorrem das 10h às 17h.

Vejinha -17/07/13

 

Os comentários estão fechados.

Cidadania no ar - todos os direitos reservados