Cidadania no ar
Busca:

HOMENAGEM AO MAESTRO CARLOS GOMES

 

 

 

Tradicionalmente compete ao Rotary Club de Campinas Carlos Gomes em conjunto com as demais entidades culturais, a organização pelas comemorações em Homenagem ao Maestro Carlos Gomes, no mês do aniversário de seu falecimento (16/09/1896).

Neste ano, além das tradicionais e formais cerimônias realizadas pelo Rotary em frente ao Monumento-Túmulo do homenageado, o Clube diagnosticou a pouca penetração do nome do homenageado junto ao público infantil de Campinas, principalmente frente ao desconhecimento de sua obra e da sua repercussão.

Assim foi apresentou e teve aprovado,  o Projeto do Concurso Literário pelo Rotary Club de Campinas Carlos Gomes, cuja  realização foi possível graças à ação conjunta entre o Rotary Club de Campinas Carlos Gomes, Prefeitura Municipal de Campinas, através das Secretarias Municipais de Cultura e Educação, bem como a Secretaria Estadual de Educação, com apoio da ASFAR-Associação das Senhoras, Familiares e Amigos dos Rotarianos de Campinas, Academia Campinense de Letras, Academia Campineira de Letras, Centro de Ciências Letras e Artes e Conservatório Carlos Gomes.

O Concurso Literário Mês de Carlos Gomes destina-se exclusivamente a alunos do quinto ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Campinas, inscritas no projeto. Para tal, estão acontecendo, a partir de 03/09/14, às quartas feiras,  04 palestras para 200 alunos, com inicio as 9hs, na sede da Associação dos Rotarianos de Campinas, no total de oitocentos jovens inscritos.

O resultado final será transmitido a todas as escolas conveniadas e será publicado no Jornal Correio Popular de Campinas.

O prêmio aos cinco primeiros colocados no Concurso Literário será um equipamento Tablet e a publicação de sua redação no Jornal Correio Popular.

Na última quarta feira, duzentos alunos atentos assistiram a palestra apresentada pela Presidente do Rotary Clube de Campinas Carlos Gomes, Vera Lúcia Pessagno Brescia.

O fato mais impressionante foi a participação dos jovens, seu interesse aos fatos, suas respostas concisas, e, sobretudo sua postura diante de tão eclético assunto. Não se ouviu gritos, conversas paralelas, somente satisfação por lhes estarem sendo transmitidos ensinamentos sobre assuntos que não tinham conhecimento.

Não sentiram-se enfadados, pelo contrário, cantaram, riram e brincaram com as perguntas, mas o que mais chamou a nossa atenção foi a disciplina.

Parabéns professoras, diretoras de ensino. Seus jovens deram um exemplo de cidadania invejável. Pelo comportamento que tiveram podemos esperar trabalhos da melhor qualidade. Campinas pode se orgulhar de seus jovens estudantes das escolas públicas. Que sirva de exemplo a outras escolas.

MJSouza, Campinas – SP.

 

 

Deixe um comentário

Cidadania no ar - todos os direitos reservados